martes, 3 de febrero de 2015

Museo Diego Rivera - Anahuacalli

Eu não tinha ideia que esse museu existia, até que hospedei uma argentina (pelo couchsurfing) e ela me falou que queria conhecer tal museu. Muitos mexicanos do DF também não o conhecem, e foi ela quem nos guiou até o impressionante museu que o pintor guanajuatense doou à Cidade do México.

O bacana é que comprando a entrada nesse museu, a entrada ao museu da Frida é grátis e válida o ano inteiro. :D Achei ótimo, porque no mesmo dia também a levamos ao museu da Frida.

O que mais me chamou a atenção foi o fato de que o museu foi construído sobre rocha vulcânica formada de uma erupção muito antiga e as pedras usadas na construção foram tiradas do próprio solo coberto de lava (que já é rocha, obviamente). O próprio Diego dirigiu a construção e planejamento do local, que abriga umas das maiores coleções particulares de objetos pré-colombianos. O museu tem 3 pisos e uma decoração muito interessante, assim como projetado por seu dono. No térreo, os objetos remontam ao infra-mundo e nos outros andares estão os esboços e obras originais do aclamado muralista. Lembrei do meu abandonado curso de pintura e já voltei às minhas aulas. :)  


Uma reproduçao do "Juego de pelotas" dos maias
Assista uma simulação: https://www.youtube.com/watch?v=6_3aNH5v1NM


Um pequeno lago formado com as gotas de chuva que escorrem pelas pedras vulcânicas. Os peixes foram colocados depois. 
Nopal, os cactos que mais comuns do México. E em evidência, a flor do nopal. 
Presente chinês.





Escultura feita com sucata. 
Pura pedra vulcânica. 

Explicação do guia. 
Terreno do Museu. 



Literalmente construído sobre a rocha.
Costas do Museu. 
Os buracos são bolhas de ar e infiltrações de centenas de anos. 






Beijos.
Até a próxima.

No hay comentarios:

Publicar un comentario