miércoles, 23 de diciembre de 2015

Catedral Metropolitana do México - Torres dos sinos (campanário)



Há alguns dias, recebi uma colega de trabalho e a acompanhei a um lugar que me faltava conhecer na cidade: as torres dos sinos da catedral. Num lindo sábado ensolarado, passeamos um pouco pelo Zócalo ou Praça da Constituição (oficialmente) enquanto dava a hora de subir com o guia. 

A igreja oferece passeios guiados a esse setor a cada 40 min - 1 hora. Desde já, é bom saber que você tem que ter fôlego pra chegar até lá em cima, pois a escada é longa e estreita. 

Elaine (SP) e eu contando os degraus para chegar lá em cima. hehehe


Um dos sinos mais antigos. 




Uma primeira igreja foi construída onde hoje é o terreno da Catedral, em 1524 pelo espanhol Hernán Cortés (o Cabral em terras mexicanas).  Pelo tamanho insuficiente da igrejinha decide-se aumentar a estrutura e em 1667 terminam o interior do edifício. Entre 1792 e 1813 o arquiteto e escultor espanhol Manuel Tolsá dá fim aos trabalhos do exterior da Catedral, colocando elementos de estilo neoclássico. 




Vista em direção ao Eje Central. À esquerda, a torre Latinoamericana .
Vista do Zócalo. 


Vista em direção aos vulcões Popocatépetl e Iztaccíhuatl







Vista do Zócalo (praça principal da cidade). 









As torres foram construídas entre 1787 e 1791. As torres têm forma de sino, que termina com uma esfera coroada por uma cruz. Elas têm aproximadamente 67m de altura e cada torre tem espaço para 28 sinos, um total de 56 espaços. Mas atualmente, existem 30 sinos. Cada sino tem um nome e são pesadas em arrobas. O sino mais antigo foi fundida em 1578, é chamado de Santa María de la Asunción, conhecido popularmente como Doña María e pesa cerca de 7 toneladas. 
O sino mais recente foi colocado em 2002 por conta da canonização de Juan Diego e recebeu seu nome. 
Nosso guia e um dos sineiros da Catedral. 
Escada de madeira, original desde a construção, e por conta do desgaste do tempo, não está aberta a visitação. Somente os sineiros têm acesso. 
Esse sino foi amaldiçoado e proibido de ser tocado por algum anos, porque um sineiro foi atingido e mortalmente ferido quando o estava tocando. 








Simbologia dos sinos

Serve para convocar o povo cristão à missa y para sinalizar ou advertir sobre momentos importantes. Por essa razão existem diversos tipos de repiques, como o toque da oração do nascer do sol, meio-dia, três da tarde, por falecimento de personalidades, festejos civis etc. 
Repicam todos os sinos ao mesmo somente em 5 datas do ano: Festa de Corpus Cristi, na noite de 15 de setembro (Independência do México), noite de Natal, missa de Ano Novo e Páscoa. 

Descendo de volta ao Zócalo.

Foi um passeio ótimo, tiramos belas fotos e vimos uma bonita vista da cidade. Valeu a pena e recomendo!

Beijos e até a próxima!






Referência:
Folheto dado na visita.

No hay comentarios:

Publicar un comentario