jueves, 14 de febrero de 2013

O mexicano e a comida

Aniversário comemorado no restaurante Parrillada Uruguaya.

    É muito curiosa a relação que os mexicanos tem com a comida. Eles comem com muito prazer e algumas comidas eles pegam com a mão mesmo, enquanto riem, conversam sobre política, filmes, viagens (claro que essa conversa depende do grupo. No meu caso, convivo com universitários dos cursos de Finaças, Relações Internacionais, Gastronomia, Administração, Economia, Atuárias etc.).
     Nesse restaurante (que não é baratinho!) nos serviram entradas (rodelas de pão com diversos molhos a gosto. Nem preciso dizer que entre eles havia molho de pimenta. Os molhos tem níveis de ardor.), eles pediram ainda empanadillas (pasteis) de carne, o prato principal parrillada uruguaya - prato principal da casa -, é como o mistão que comemos em churrascarias (linguiça, carne de gado, de porco, frango, mas havia uma carne de um animalzinho que só existe aqui, tinha gosto de coração de galinha), mas também pediram 1m de pizza (não tô exagerando, um metro mesmo, numa tábua de madeira bem longa), porque eles não comem acompanhado de arroz, comem só as carnes. Claro que fizquei esperando que chegassem as guarnições...kkkkkk. Eles comiam um pedaço de carne, outro de pizza de camarão, uma linguiça, outra pizza. Mas ainda bem que tem refrigerante (fanta, coca, sprite). 
      No final, o restaurante ofereceu um grande pedaço de pastel (bolo) confeitado (já que havia um aniversariante entre nós) ao som de uma música de aniversário que tocou em todo o restaurante enquanto o mesero (garçom) vinha em nossa direção. Batemos palmas, o aniversariante soprou sua velinha e comemos juntos o delicioso bolo!!!   





      Na minha primeira tarde na Cidade do México fui convidada a comer uma típica Parrillada (churrasco de carne de porco). No entanto eles comem picado e com bastante verdura (cebola, pimentão, coentro etc), uma  massa redonda (que agora não me lembro o nome) que serve como apoio, dobram e comem com a mão mesmo. Ah, e com pimenta a gosto e limão. É uma mistura de sabores! Não dá pra comparar com alguma comida brasileira, porque é totalmente diferente de tudo o que já comi.
        Ao que parece os chilangos (cidadãos da capital) tem 3 refeições e horários bem diferente de comer. Tomam café bem reforçado, almoçam lá pelas 15h, merendam por volta das 18h e jantam antes de dormir (geralmente algo leve como cereal, sushi ou biscoito e leite entre outros). Isso se justifica por ser uma cidade grande onde tudo é instantâneo, grande, rápido. As pessoas não tem muito tempo pra comer! Por isso quando comem, mandam ver! kkkkk


2 comentarios:

  1. Essa massa enorrolada com carne me lembra burritos, eu gosto :), e tbm lembra o drüm dos arabes, q gosto tbm :D
    Josy

    ResponderEliminar
  2. Agora to acessando do nosso blog aki prima, da uma olhada la tbm...bj

    ResponderEliminar