Muitos mexicanos já me perguntaram: "Por que o México?", "O que você sabe sobre o México". Isso me levou a pensar no quão prejudicial pode ser levar noções preconcebidas acerca de um lugar ou quando se conhece pessoas novas. Os preconceitos, embora inevitáveis em nossa mente, podem causar frustrações (por vermos que o que pensávamos era errôneo) e desrespeito em relação à cultura alheia. Quantas vezes não fazemos isso? Fazemos isso o tempo todo. Porém é preciso tem cuidado entre expectativas e imagens preconcebidas.
Geralmente o preconceito tem um pé na ignorância, isto é, na falta de conhecimento adequado sobre um lugar ou alguém... Daí supomos que nossa ideia prévia é correta.
Eu respondi que a mídia mostra um México árido (com cactos, um camponês com um sombrero na cabeça e palha na boca, terra sem lei, de gente pobre, faminta e interesseira e, algumas vezes, quente. No entanto, o povo daqui me parece trabalhador, gentil e aparentemente tem tudo o que precisam para viver. As mulheres são bonitas, a maioria da população não tem cara de índio, muita gente aqui fala pelo menos inglês, há policiamento, muitos carros importados, gente bem vestida (principalmente por conta do inverno) etc.
Felizmente, eu procurei acessar o mínimo possível meus preconceitos. Tenho me deixado conduzir pelo modo de vida deles, as comidas etc. Não posso ficar comparando meu país com esse, são terras distintas com seus valores e riquezas peculiares, não se pode dizer que um é melhor que o outro.
Assim que cheguei me bombardearam com a pergunta: "O que você espera do México?" Uma pergunta assim à queima-roupa não é simples de responder... Parei para pensar. Eu respondi que desejo aprender bastante tanto profissionalmente, como pessoalmente e mais ainda, espiritualmente. Eles ficaram bastante surpresos com a minha resposta....
Certíssima. Nós e nossa mania de que sabemos de tudo, ou o que é melhor.. cheios de preconceitos bobos e que muitas vezes não está somente com um pé na ignorância, mais com os dois. Fique "aberta" a esse "mundo" totalmente novo, não tire conclusões precipitadas, não use totalmente a sua bagagem de conhecimento que tens do México para o México, deixe que ele mesmo se encarregue de lhe ensinar tudo o que for necessário. E aprenda minha querida, aprenda muito pois o Senhor abril as portas e um longo caminho ele traçou pra você...
ResponderEliminarAmém. Recebo de bom grado suas carinhosas palavras. Bjão, amiga!
ResponderEliminar